Atalhos de Acessibilidade: Menu=ALT+1 | Conteúdo Principal=ALT+2
Logo da AGAPASM

AGAPASM

    
    

 

 


AGAPASM na Estação da Acessibilidade na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre

 


Alex Garcia fala de sua quarta participação no evento da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o são-luizense Alex Garcia, fundador da Agapasm - Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes, neste 2013 uniu-se com a Desenvolver Inclusão de Pessoas com Deficiência, para desenvolver atividades na Feira do Livro de Porto Alegre. Na 59ª Edição da Feira, que aconteceu de 1º a 17 de novembro, ele esteve no estande na Estação da Acessibilidade, que foi um sucesso. A Estação nasceu em 2013 e, sem dúvida, é uma belíssima iniciativa da Feira.

A 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, pela primeira vez na história, disponibilizou pessoa que atuou como guia-intérprete para surdocegos. “Esta pessoa esteve sempre em nosso estande. Com este genial pioneirismo, a Feira deu passo rumo à inclusão de pessoas surdocegas”, disse Alex Garcia. Ele esteve presente nos 17 dias de feira. “Atendi a todos e todas. Comercializei meu livro. Dei entrevistas para jornais e TVs. Conheci muitas pessoas e reencontrei outras. Conversei e orientei sobre surdocegueira”, acentuou Alex.

“Mostrei o portal Planeta Educação e a coluna "Espaço Aberto", que assino na revista “Reação”. Sou a única Pessoa Surdocega a ter uma coluna em revista de tiragem nacional em todo o mundo. Também destaquei as doenças raras através do Instituto Baresi e da Agência Raras”, informou Alex.

A Desenvolver Inclusão Pcds Desenvolver esteve com exposição de fotos de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e cadastramento de pessoas com deficiência para vagas de emprego, cadastramento de pessoas com deficiência para cursos gratuitos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de estoque, Cadastramento de Professores para newsletter mensal com dicas de inclusão, distribuição de brindes, esclarecimentos sobre direitos sociais.

“Mães guerreiras. Emocionante foi receber a visita das mães de pessoas com deficiência, surdocegos e doenças raras. Vieram com seu entusiasmo, camisetas, banners. Enfim elas são demais. Obrigado a todas vocês!”, disse Alex. E “Alequinho Surdocego” encantou a todos. “Este é o nome de um fofo bonequinho confeccionado a mão por minha amiga Eloá Araújo, de Ouro Preto – MG. Ele leva este nome em minha homenagem e, acima de tudo, pretende conscientizar sobre a inclusão de nós, pessoas surdocegas. Alequinho Surdocego sempre esteve no estande”, anotou Alex Garcia.

Alex Garcia fez agradecimento especial a Sônia Zanchetta, da Comissão Executiva da Feira do Livro de Porto Alegre, “por todo seu carinho e humanismo que fazem a diferença. Sônia Zanchetta, sempre digo que Deus está em nossas atitudes e está contigo”.

Fotos do estande na Feira do Livro em:

http://www.agapasm.com.br/fotos47.asp

Alex Garcia no Jornal do Almoço em:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/feira-do-livro-incentiva-o-acesso-de-deficientes-visuais-a-publicacoes/2957915/

Alex Garcia na Zero Hora

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/11/estacao-de-acessibilidade-promove-inclusao-social-na-feira-do-livro-4328717.html