Atalhos de Acessibilidade: Menu=ALT+1 | Conteúdo Principal=ALT+2
Logo da AGAPASM

AGAPASM

    
    

 

 


Curso de Primeiros Socorros para Pessoas com Deficiência

 


Com alegria destacamos que de 14 a 18 de julho de 2014 estivemos na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais, colaborando e participando do Curso de Primeiros Socorros para Pessoas com Deficiência.

Colegas de Contagem e Belo Horizonte estão desenvolvendo projeto e eu, Alex Garcia fui convidado para ser consultor. O Curso foi ministrado pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Belo Horizonte e estiveram presentes quatro pessoas surdocegas, com pessoas surdas, guias - interpretes e intérpretes.

Em todos os dias uma integrante do grupo fez a apresentação do projeto. Logo depois eu desenvolvia uma breve reflexão sobre surdocegueira. Seguindo minha reflexão duas pessoas surdocegas apresentavam seus talentos. Todos estes momentos antecediam o curso e foram acompanhados pelas pessoas surdocegas e pessoas surdas, com o respectivo apoio das guias - interpretes e interpretes, e também de integrantes do 3º Batalhão de Bombeiros Militar. A cada dia recebíamos um grupo de bombeiros. E então, seguindo o planejamento iniciava-se o curso.

Foi show e acredito que o Curso de Primeiros Socorros para Pessoas com Deficiência é inédito no Brasil, na América Latina e no Mundo.

Eu já tinha saberes nesta área - na faculdade fiz 6 meses de anatomia - mas pude agora recordar muitas situações e aprender outras.

Queremos agradecer ao 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros por nos receber, pelo apoio e por acreditarem que seria possível designar um curso a pessoas com deficiência.

Ao Sargento (DP) que nos orientou e usou de algo que é falado a todo o momento: PACIÊNCIA e COMPREENÇÃO para chegarmos a EXECUÇÂO.

Ao Sargento (T) que acreditou em nosso trabalho.

Aos surdocegos pela coragem de vencer barreiras ditas a eles que não seriam capazes.

Aos surdos que participaram e contribuíram para o bom desenvolvimento do curso.

Aos Interpretes e guias - interpretes pela dedicação e por disponibilizarem tempo para este acontecimento.

Agradecemos a DEUS por nos dar forças para alcançarmos algo além das nossas expectativas.

Parabéns ao grupo (Alex consultor, Anemilce, Cleide, Eliana, Heloisa, Silmara, Tarcísio, Vivi) e não deixem de terem esperança e de acreditarem em seus sonhos.

As palavras chaves para o acontecimento deste grupo foram:

AMOR, PACIÊNCIA, COMPREENSÃO E DEDICAÇÃO.

Saudações!

Alex Garcia – Pessoa Surdocega
Contato; surdocegueira@gmail.com

Nossas vivências!

O Grupo Projetos aos Surdocegos tem por objetivo, identificar a deficiência e suas carências, algo que é necessário no mundo social.

Ao nos deparar com algumas dificuldades em relação à pessoa surdocega, tivemos o apoio de componentes do corpo de Bombeiro que acreditaram neste desafio. Há meses o grupo vem trabalhando para melhor atender pessoas que necessitam de uma atenção maior, ou melhor dizendo, pessoas que precisam ser compreendidas para assim retribuírem com respostas precisas e de certa forma com autonomia.

Estas pessoas passam então a acreditarem em seu potencial, ficando comprovado que são capazes de algo e de irem além, rompendo com o pensamento antecipado daqueles que não acreditam que possam fazer. Todo o projeto esta sendo desenvolvido para colaborar com o melhor atendimento das pessoas surdocegas. Para que tudo aconteça estamos contando com todo apoio da Corporação do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiro de Belo Horizonte. Desta maneira estamos passando por vários procedimentos que contam com a orientação de pessoas que não tinham nenhum conhecimento sobre surdocegueira, mas, acolheram esta causa.

Contamos também com os surdocegos por que sem eles nada estaria dando certo. Passamos por uma experiência inédita no curso destinado a eles, mas que nosso desenvolvimento como pessoa e valores recebidos vão ser de grande valia para nossas vidas. Importante ressaltar que estar junto a dois grupos tão diferentes - surdocegos e Bombeiros - nos forneceu novas experiências, e podemos dizer por uma mesma causa, em SALVAR VIDAS.

Não podemos esquecer a frase dita pelo sargento "Sempre penso em minha aposentadoria, mas fico preocupado como será depois, que eu aposentar? Depois de estar junto a este grupo de pessoas com deficiência percebi que existe vida além do Corpo de Bombeiros" (Autor Sargento DP).

O curso nos abriu uma nova via que ninguém pode nos tirar: O conhecimento. Sargento não tem palavras para agradecer o quanto você foi e sempre será importante em nossas vidas, O profissional quando quer se dedicar ele vai com a alma e o coração, não mede limites para que tudo saia da melhor maneira possível.

A palestra de Alex Garcia nos proporcionou uma forte reflexão como pessoa humana. Todo ser é dotado de saberes e possui uma missão na face da Terra, que é dado por Deus. Alex, Vivi, Cleide e Anemilce e demais pessoas com necessidades especiais são exemplo de que “ser incapaz” não existe. Necessitamos, sim, de “paciência” para conhecer os dons existentes em cada um de nós. Não há “distância” que nos impeça de exercermos nossa missão para com o próximo e consigo mesmo. Nosso legado com a “surdocegueira” está no início, somos pequenos frutos que com certeza darão muitas sementes, com a graça de Deus.

Obrigada à cada um que de uma forma ou de outra contribui e contribuiu para que este trabalho fosse realizado. O GPSC segue com conhecimentos e aprendizados com que certeza será de grande valia para pessoas com necessidades especiais e principalmente aos surdocegos.

Eliana Ribeiro dos Santos
Silmara Luzia Aparecida de Souza Drumond
Coordenadoras do Projeto
Contato: nosso.gpsc@gmail.com

Fotos do curso

Acessem aqui: http://www.agapasm.com.br/fotos53.asp

Vídeos do curso

Os vídeos estão no Facebook do Alex Garcia. Estão postados 21 vídeos que destacam o Curso de Primeiros Socorros para PcD que aconteceu em Belo Horizonte Convidamos todos e todas a passarem no Face para curtir e compartilhar. Se você não é amigo - amiga de Face e deseja conferir os vídeos, mande convite de amizade! Busque no Facebook: Alex Surdocego.