Atalhos de Acessibilidade: Menu=ALT+1 | Conteúdo Principal=ALT+2
Logo da AGAPASM

AGAPASM

    
    

 

 


Alex Garcia na ONU - Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento

 


Alex Garcia na ONU - Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento

Alex Garcia at the UN - High Level Meeting on Disability and Development

O caminho a seguir: Agenda de Desenvolvimento Inclusivo em Deficiência para 2015 e além!

Este foi o tema do encontro - para Chefes de Estado e de Governo, realizada em Nova Iorque em 23 de Setembro para incluir as pessoas com deficiência nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015 e além. Eu, Alex Garcia, respondi à pesquisa informal da ONU, acesse aqui: www.agapasm.com.br/espanol_41.asp. Minha pré-candidatura foi aprovada e assim o meu nome foi aceito para acompanhar a reunião. Estive em Nova York de 20 a 24 de setembro de 2013. Um bilhão de pessoas com deficiência habitam o planeta, 80% nos países em desenvolvimento, e ficamos de fora no esforço para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela ONU em 2000, com o apoio de 191 nações. Estes objetivos são:

1 - Erradicar a fome e a pobreza

2 - Proporcionar educação básica de qualidade para todos

3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4 - Reduzir a mortalidade infantil

5 - Melhorar a saúde materna

6 - Combater a AIDS, a malária e outras doenças

7 - Garantir a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

A reunião de alto nível foi realizada com a plenária de abertura, duas mesas redondas interativas e consecutivas e a plenária de encerramento.

A plenária de abertura contou com as declarações do Presidente da Assembléia Geral, o Secretário - Geral, o Presidente do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, uma personalidade que está ativamente envolvida em questões de deficiência e um representante das organizações não-governamentais.

A ordem dos discursos:

1 - O Sr. William John Ashe, presidente da Assembléia Geral

2 - Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU

3 - María Soledad Cisternas Reyes, presidente do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na ONU

4 - Mr. Stevie Wonder, lendário compositor premiado e músico, mensageiro da Paz pela ONU

5 - O Sr. Yannis Vardakastanis, presidente do Fórum Europeu da Deficiência, o pai de duas crianças com autismo e autor do slogan " Nada sobre nós sem nós"

Mesa Redonda 1 - Cooperação e parcerias para o desenvolvimento inclusivo deficiência a nível internacional e regional.

Coordenação: Filipinas e Espanha

Mesa Redonda 2 - A agenda de desenvolvimento pós - 2015 e o desenvolvimento inclusivo das pessoas com deficiência

Coordenação: Finlândia, Tunísia

Alguns pronunciamentos relevantes

Também...

"Muitas pessoas com deficiência vivem em situação de pobreza. Muitos excluídos socialmente, a muitos são negados educação, emprego, serviços de saúde e sistemas de apoio social e legal", disse Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU.

Mães guerreiras!

Stevie Wonder falou da importância da criação de publicações que podem ser lidas por pessoas com deficientes visuais, disse que apenas cinco por cento das publicações estão disponíveis em formatos acessíveis para pessoas com deficiência visual. Wonder reconheceu a grande importância das mães e eu, Alex Garcia, concordo totalmente. Ele disse: "Deus me abençoou com uma mãe que me ensinou o mundo", e que o ajudou a crescer com a educação e disciplina. Ele recorda: "Minha mãe me disse que se eu fizesse algo errado levaria uma surra de cinta." Todas as pessoas com deficiência sabem que as mães são fundamentais para o nosso desenvolvimento integral. Eu, graças a Deus, tenho a minha mãe aqui - e meu pai - e ela esteve sempre ao meu lado, correta, com firmeza, mas com cuidado. Stevie Wonder obrigado por lembrar das mães do mundo.

Não podemos deixar ninguém para trás!

Esta foi à frase mais citada pelos Chefes de Estado e de Governo, e renova a esperança de dias melhores.

Foi um erro de não incluir as pessoas com deficiência!

Esta foi à segunda frase proferida pelos Chefes de Estado e de Governo. Vários admitiram diretamente o erro de não terem incluído as pessoas com deficiência nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A única...

Notei que apenas os Estados Unidos destacou um programa de governo que fornece tecnologia assistiva para pessoas surdocegas, que garantem o direito estabelecido na Convenção. Os Estados Unidos reconhecem a enorme complexidade da pessoa surdocega para se desenvolver.

Sobre alguns países...

Fiquei impressionado com a representante da Suécia, a não falar sobre o que fazer ou o que eles vão fazer. Ela perguntou: Como faremos isso? Este ponto de interrogação mostra a compreensão sobre a complexidade das relações. Estou convencido de que é melhor perguntar do que falar inverdades.

A Ministra da Educação da Finlândia, muito educada e correta, como de costume, coordenou uma mesa e quando os outros chefes de Estado passavam do tempo ela lhes chamava a atenção. Muitos perderam tempo e passaram do tempo com politicagem.

Intervenções da Inglaterra e Austrália foram muito boas.

Os países africanos, sempre conscientes de suas necessidades, tiveram uma boa atuação. Eu gostei!

Os países latinos, com falsidades de vários tipos. Incrível, eu estou no movimento desde que nasci e sei que a América Latina, em geral, as alegações são conversa fiada. As pessoas com deficiência da América sabem, Há muitas pessoas que vão às Nações Unidas, com suas "mentiras". Por exemplo:

Estávamos num ambiente diplomático para tratar um assunto, a fim de mudar as coisas. O representante da Venezuela, no final do discurso vazio gritou: "Chávez vive!" Não duvido, favorecer as pessoas com deficiência a encontrarem oportunidades. Respeito suas crenças a Chávez, mas o tempo era curto e não é barato estar em NY!

O chanceler do Equador perdeu três minutos e quase deixou cair lágrimas, porque o ex-vice-presidente de seu país não ganhou o Prêmio Nobel da Paz no ano passado - 2012. Cruz credo!

Eu não percebi a presença de representante ou Chefe de Estado brasileiro. Será que me passei? Pode ser sou surdocego. Por favor, se alguém seguiu o discurso do representante brasileiro, por favor, comente para mim!

Alex Garcia – Video da ONU
www.youtube.com/watch?v=E82PzJXO_G8

Alex Garcia – Fotos New York e ONU
www.agapasm.com.br/fotos46.asp

Saudações!
Alex Garcia
Pessoa Surdocega